Friday 10 November 2023

Dez momentos em que a Taylor Swift fez igual ao Led Zeppelin

Um post pra unir (ou desunir) todas as tribos, como foi o Norvana.

  • Quando ela lançou um debut self-titled

Era 1969 quando o Led Zeppelin (uma banda que na verdade antes era outra banda só que sem poder usar o nome da outra banda por motivos comerciais e literalmente decidiu se batizar de zepelim de chumbo) debutou nas prateleiras com um disco nomeado com o próprio nome, ilustrado com nada menos do que um zepelim pegando fogo (e com uma excelente faixa de abertura). Algo muito parecido com o que Taylor Swift faria em 2006, no seu cd de estreia que, por falta de fogo nas imagens, tinha uma faixa chamada Picture to Burn.

  • Quando ela lançou dois álbuns com menos de um ano de diferença 

Amamos um artista prolífico. Os álbuns I e II do Led tiveram dez meses de diferença, enquanto Taylor lançou o Evermore seis meses depois do lançamento do Folklore, em 2020.

  • Quando ela se isolou do mundo depois do cancelamento da mídia pra compor um negócio novo

Qualquer pessoa versada na internet nos anos de 2010 sabe que, depois de virar a melhor coisa do pop com o lançamento do 1989 em 2014, a Taylor Swift foi cancelada em 2016 pelo Kanye West por uma briga aí, ficou com a moral nas últimas, deletou tudo das redes sociais e depois lançou um novo cd no qual ela clamava que tinha matado sua antiga versão, pra depois anunciar que ninguém viu ela fisicamente durante um ano. Basicamente a origem do meme "fui massacrada vou desativar por alguns dias".
Mas vocês sabem quem teve essa ideia antes?????
Depois de virar a melhor coisa do rock em 1970, o Led Zeppelin lançou um terceiro álbum, do qual a crítica especializada falou mal, o que acabou com o moral da banda, fazendo eles recusarem ofertas de turnê, se enfiarem num casebre no meio do nada pra compôr e lançarem um novo cd sem nome nem identificação nenhuma - além da Taylor Swift do rock também ter ficado um ano e meio sem falar com jornalista.

  • Quando ela fez uma música falando dos fãs

Got no time to pack my bags, my foots outside the door / I got a date, I can't be late, for the high hopes hailla ball (The Ocean, 1973) / Long live all the mountains we moved / I had the time of my life fighting dragons with you (Long Live, 2010).

  • Quando ela lançou um filme da turnê 

O que dizer sobre filmes de turnê? O do Led foi gravado em 1973, tem reviews péssimas da crítica mas é adorado pelos fãs e fez eles ganharem dinheiro (e eu não tenho a menor vontade de ver). O da Taylor foi gravado em 2023, (são cinquenta anos de diferença mesmo? meio século? 100or) tem reviews boas da crítica, só vai ser aclamado pelos fãs que tem tempo e dinheiro pra dar quase 100 reais em ingresso de cinema, e com certeza vai dar mais dinheiro pra ela (e eu tenho ainda menos vontade de ver).

  • Quando ela começou a lançar capas sem nada escrito

Pessoalmente eu admiro muito o conceito "vou lançar esse negócio aqui sem nem precisar escrever que sou eu que estou lançando, e as pessoas vão comprar".  As capas em questão pertencem ao quarto disco, Houses of The Holy, Presence (que eu detesto de forma irracional) e In Through The Out Door. Do lado da Taylor, temos Folklore e Evermore, e as regravações de Fearless e Speak Now (e Red, tecnicamente)

  • Quando ela lançou um cd com variações de capa

Vocês achavam que essa putaria de lançar o mesmo cd com cinco capas diferentes pra fazer as pessoas comprarem mais começou com a ~loirinha??? Achou errado!!! O disco In Through The Out Door (1979) tem seis variações de capa possíveis e o disco vinha embrulhado em papel pardo sem nenhuma indicação de qual capa você ia pegar - recurso que a mulher usou quando empacotou cinco sets diferentes de fotos no 1989 original (2014), e reimaginado com as quatro versões diferentes do Midnights (2022) que formam um relógio se você comprar junto o suporte que ela vende.

  • Quando ela lançou um monte de inéditas que ficaram de fora de um cd

Quando o Led Zeppelin acabou eles precisavam lançar mais um disco, então compilaram várias faixas que tinham sido gravadas e ficado de fora dos álbuns anteriores, basicamente uma versão pocket de todos os lançamentos "From the Vault" que a Taylor Swift começou incluir nas regravações dos primeiros seis discos dela.

  • Quando ela mandou destruir coisa por pirataria

A compridona mais famosa do pop mandou os advogados entrarem em contato com certos comerciantes brasileiros que estavam fazendo merchandising próprio pra The Eras Tour e mandou acabar com tudo, com um pouco mais de classe mas o mesmo sangue nos zóio em prol do dinheiro que o empresário do Led que descia o sarrafo em quem fazia bootlegs dos shows

  • Quando ela fez composições baseadas na literatura
Rock 101 é saber que o Led Zeppelin tem três músicas que se inspiram em O Senhor dos Anéis: Misty Mountain Hop, The Battle of Evermore e Ramble On, dividindo os temas mais frequentes nas músicas deles em sexo, fantasia medieval, portas dos fundos e sonegação de imposto. Já no caso da Taylor, temos falar mal de ex, escrever romances em quatro minutos, transtorno mental e referenciar histórias clássicas, desde Romeu e Julieta, com Love Story, até Rebecca e O Grande Gatsby.
  •  Bônus: cachos loiros longos selvagens dignos de comercial de máscara de hidratação:

(todo post é uma desculpa pra botar foto do Robert Plant e falar bem do cabelo dele)

Obrigada aí pra quem ainda tem paciencia com meus surtos de fangirl!! :* :*

8 comments:

  1. Taí uma comparação que eu nunca ia imaginar! XD

    ReplyDelete
    Replies
    1. Talento, apego ao dinheiro, ataques controlados de estrelismo KKKKKKKKKKK

      Delete
  2. Nem imagino o tempo de pesquisa que essa comparação inédita levou. Isso é conteúdo até pra vídeo de YouTube!

    ReplyDelete
    Replies
    1. HHAHAHAHAHAHAHAH MULHER, admito que foi muito tempo, mas foi tempo que eu estava surtando e procrastinando, lendo atrás de bandas pra não encarar a vida real kkkkkkk isso a Globo não mostra

      Delete
  3. Sou 100% em prol dos álbuns sem nada escrito na capa. E ainda defendo que "From the Vault" é um termo que Taylor Swift inventou para não falar b-side

    ReplyDelete
    Replies
    1. E uns b-side bem meia boca, né???? (Como, alias, são os do led)
      Adoro capas de álbum bem trabalhadas, especial ente sem nada escrito, fica uma arte show pros fãs

      Delete
  4. o seu silencio sobre a passagem dela no br está ensurdecedor

    ReplyDelete
    Replies
    1. HAHAHAHAH meu deus anonimo, quem és tu??? Como diria a própria mulher: I NEVER HEARD SILENCE QUITE THIS LOUD
      tava em dúvida se ia escrever algo, mas depois dessa bora lá

      Delete