Thursday 1 June 2023

Um guia para a discografia de estúdio da Taylor Swift

No meu outro blog fiz um post do qual eu gostava muito, chamado "Um Guia para a Discografia do The Killers", na época em que eles estavam em vias de lançar o Wonderful Wonderful. Eu gostei do formato, no qual só dei opinião e meti gifs fabulosos do Brandon Flowers sobre a discografia de uma das poucas bandas que eu tinha saco pra ouvir os cds por inteiro, ir atrás de singles e tudo o mais. Mas como não gostei muito dos últimos lançamentos deles, cá estou eu fazendo a mesma coisa pra falar da produção musical dessa fia que conseguiu ser a única artista pop pra quem eu tenho alguma paciência: Ela mesma, Saylor Twifty.
Só vou falar dos álbuns de estúdio e deixar de fora as coletâneas flopadas e os Taylor's Version porque não tenho tanta paciência assim:


 #1: Taylor Swift (2006)


O que é: O álbum de estréia self-titled
Também conhecido por: Country e Taylor com cachos selvagens
No meu ranking pessoal é o número: 7
O que eu acho dele: Fofo. É o primeiro cd dela, tem bastante influência country - por isso fica meio esquecido no churrasco dos fãs do pop.
O que ouvir daqui: Picture to Burn eu amo. Também adoro Tim McGraw, Our Song, Teardrops on My Guitar e Stay Beautiful
Falando mal de: Que eu saiba, ninguém


#2: Fearless (2008)

 

O que é: o debut da menina Teilo no pop
Também conhecido por: Violão prateado e vestido de franjas
No meu ranking pessoal é o número: 1!!!
O que eu acho dele: Perfeito. Não tecnicamente falando, também não é aquele com as melhores letras, mas acho que as músicas tem uma energia jovem e positiva que é boa demais.
O que ouvir daqui: A faixa título que é preciosa, Change, Forever and Always, Love Story (que tocou até não poder mais, fez a fama dessa menina), White Horse, The Way I Loved You, Hey Stephen (alô, Vanessa), YOU BELONG WITH MEEEEE e seu clipe fofíssimo
Falando mal de: Joe Jonas

#3: Speak Now (2010)


O que é: Um álbum escrito todinho de cabo a rabo pela dona e proprietária do negócio
Também conhecido por: O verso "you are the best thing that's ever been mine"
No meu ranking pessoal é o número: 5
O que eu acho dele: Excelente. É um álbum consistente e pro qual eu sempre volto quando quero me sentir confortável nas músicas dela, acho que envelheceu muito bem e confesso que até estou ansiosa pra ver o que vai sair nesse rerelease dele (que caso você não saiba, Taylor Swift tretou com o dono da ex gravadora, não conseguiu comprar os masters dos primeiros discos e agora está regravando os seis primeiros álbums. Besta essa mulher não é)
O que ouvir daqui: Dear John, Mean, Mine, Superman, Never Grow Up, The Story of Us, Speak Now, Better than Revenge
Falando mal de: John Mayer, Camilla Belle e bem de Taylor Lautner

#4: Red (2012)


O que é: Outro álbum de estúdio pop fenômeno
Também conhecido por: Ter sido o sonho de toda leitora da Capricho na época
No meu ranking pessoal é o número: 9
O que eu acho dele: Romântico numa época que eu não tinha paciência pra romance, jovem numa época que eu queria me achar muito adulta.
O que ouvir daqui: A mítica All Too Well (mas por favor, ignorem a 10-minute-version), 22, Holy Ground, Starlight, Treacherous,
Falando mal de: Connor Kennedy, Jake Gyllenhaal

#5: 1989 (2014)


O que é: Álbum de estúdio número cinco, o primeiro produzido por Jack Antonoff, essa criatura da cena pop
Também conhecido por: Trazer as Polaroids de volta à vida, o hit Shake it Off
No meu ranking pessoal é o número: 3
O que eu acho dele: PERFEITO. É o álbum que me convenceu que essa mulher sabia fazer músicas boas. Eu amo muito algumas músicas, as outras eu simplesmente esqueci que existem. Mas os acertos contidos aqui, meu Deus, obras primas *emocionada*
O que ouvir daqui: Blank Space, Style, Wonderland, Clean, Wildest Dreams, Out of the Woods, Shake it Off
Falando mal de: Katy Perry e Harry Styles

 #6: Reputation (2017)

O que é: O álbum que ela fez depois daquela treta com o Kanye West e a Kim Kardashian em que ela foi cancelada
Também conhecido por: Aquele em que Old Taylor morre, aquele do emoji de cobrinha
No meu ranking pessoal é o número: 10
O que eu acho dele: Chato e pop demais, dispensável, o álbum que ela escreveu com metade do cérebro pq a outra metade estava pensando no London Boy
O que ouvir daqui: ...Ready for It?, So it Goes..., Delicate, New Year's Day
Falando mal de: Kanye West

 #7: Lover (2019)


O que é: O álbum que trouxe de volta nossa amiga Old Taylor
Também conhecido por: A estética mais brega de todas as eras, mas eu sei que faria igualzinho (eu disse IGUALZINHO) se eu fosse uma estrela pop do calibre dela
No meu ranking pessoal é o número: 4
O que eu acho dele: É o álbum do meu casamento, pura e simplesmente. Ouvi, tive uma vontade súbita de me casar, fui pedida em casamento algumas semanas depois e entrei na cerimônia com Lover e saí com Paper Rings. Sendo bem honesta, esse não é um dos melhores álbuns dela, mas tem esse valor afetivo pra mim tão grande que não importa o que ela faça nessa vida eu sempre serei grata por esse álbum.
O que ouvir daqui: The Archer, The Man, Lover, Paper Rings, London Boy, False God, Cruel Summer
Falando bem de: Joe Alwyn

#8: Folklore (2020)


O que é: Álbum surpresa no meio da pandemia
Também conhecido por: Jogar na nossa cara o quanto essa mulher é produtiva em um período que ninguém conseguia fazer nada
No meu ranking pessoal é o número: 6
O que eu acho dele: Folk demais, MAS poderoso e cheio de versos que me fizeram pensar horas demais em coisas que eu nem queria
O que ouvir daqui: The Last Great American Dynasty, Invisible String, Mirrorball, The 1, Illicit Affairs, Cardigan
Falando bem de: Joe Alwyn

#9: Evermore (2020) 


O que é: OUTRO álbum surpresa no meio da pandemia
Também conhecido por: Ser o irmão do Folklore
No meu ranking pessoal é o número: 8
O que eu acho dele: Gosto muito do fato de ter tantas referências a problema de cabeça, mas ainda não me prendi pela sonoridade (também é muito folk)
O que ouvir daqui: Champagne Problems, Tolerate It, Evermore, Marjorie, Happiness, Closure
Falando de: sinceramente eu não sei, me contem as fofocas

#10: Midnights (2022)


O que é: Um álbum meio conceito falando de meia-noites
Também conhecido por: ter 800 versões diferentes pra te fazer gastar dinheiro sem a menor vergonha
No meu ranking pessoal é o número: 2
O que eu acho dele: Um dos meus favoritos, que destoa do meu gosto pessoal pelas músicas antigas dela. Acho que aqui ela acerta no pop, manda letras muito boas (o grande trunfo dessa mulher) e dá pra notar o quão bonita está a voz dela em comparação com os primeiros álbuns (ou ela só aprendeu a usar bem o autotune, whatever)
O que ouvir daqui: The Great War (obra prima simplesmente), High Infidelity, Maroon, Bejeweled, Anti-Hero, Mastermind, You're on Your Own Kid, Karma
Falando mal de: Scooter Braun, supostamente Joe Alwyn

E é isso aí. Gosto muito de algumas músicas dessa mulher, mas o fandom dela é maluco.
bj bj e até mais ♡

2 comments:

  1. "Falando mal de" - amei. Eu ouvi falar das trocas de farpas e indiretas musicais entre a Taylor e outras cantoras, achei o máximo. Nunca fui muito com a cara da Katy Perry, tem que mais é que ouvir umas verdades mesmo.

    ReplyDelete
  2. Aí, esse post era tudo que eu precisava, haha! Uma introdução perfeita à Taylor. Minhas amigas são viciadas nela e eu disse que queria virar fã tbm só pelas fofocas que a gata entrega.

    ReplyDelete