Saturday 11 March 2023

Pixel art

Caso você não saiba do que se trata, pixel art é o nome de um tipo de arte digital em que cada unidade da imagem (um pixel) tem uma posição planejada para compor um desenho, normalmente desenvolvido com um uso limitado de cores e resolução menor, tradicionalmente associado a sistemas gráficos mais antigos que possuíam limitações de processamento. Basicamente, um ponto cruz digital.

Se não deu pra perceber pela minha predileção por joguinhos do tipo Love Nikki e The Sims, eu gosto muito do gênero jogo de vestir boneca virtual. Na era da internet anos 2000, esse interesse era satisfeito pelos dollmakers, páginas que te deixavam montar uma bonequinha sobrepondo roupas, cabelos e acessórios. Tudo feito em pixel art, as vezes no Photoshop (pra quem tinha), as vezes feito no MS Paint, o programa mais democrático de todos. A internet chegou na minha casa em meados de 2004, quando eu tinha doze anos, e essa era uma das coisas mais legais que eu tinha pra fazer na world wide web - me expondo assim a muitas artes fofas e diminutas de casinhas, guirlandinhas, personagens da Sanrio, babadinhos e enfeites variados. Numa época em que câmera digital era um negócio pouco difundido e que as vezes deixava a desejar, era assim que a maioria das pessoas satisfazia sua necessidade de imagens.

Eu sempre adorei esse tipo de coisa, especialmente quando vinha acompanhada de movimento e pisca-pisca. Salvei vários pra posteridade no meu HD, e tenho até hoje. Mas acho que só me dei conta recentemente de como existia, nessa época mesmo, toda uma comunidade de gente (principalmente mulheres, igualmente interessadas em coisas fofas) que fazia sites, blogs todos dedicados a sua habilidade de fazer imagenzinhas com poucos dados.

Eu ADORARIA ter podido participar de uma folia dessa, ainda mais com tempo livre - a coisa que eu mais tinha aos doze anos de idade. Sempre admirei quem sabia fazer qualquer tipo de produção gráfica. Como não deu, vou usar o que tenho agora: o Photoshop (desenhar com camadas é muito bom, foda-se o purismo) e esse blog.

Blogs e sites sobre pixel art que eu queria imortalizar no meu museu:

The Quilting Bee (archived)

Whimsical

Pixelins

Catch a Star

Appledust

Bitmap Dreams

Kawaiiness

Strawberry Gashes

Hillhouse

Sleepy Sprout

Pastel Hell

Rosedryad


Todos esses buttons já são uma obra de arte, é isto.
Também achei esses tutoriais do saint11, (que aliás é brasileiro), e pode ser que eu tente alguma coisa só pra aprender (eu já tentei, risos, só não sei se tenho coragem de mostrar aqui).

bjbj!!

4 comments:

  1. Eita que eu tô de saída mas vou comentar aqui rapidinho, eu aprendi com um site do neocities como fazer uma mini art em pixel usando o piskel online mesmo. Fica aqui a recomendação, da pra fazer animações tbm. Eu me aventurei com coisas pequenas mesmo, não me garanto com coisas maiores. Futuramente eu quero postar sobre.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mulher, assim que der, compartilha esse tutorial (e poste sobre tb)!!!!

      Delete
  2. nossa eu tenho muitas saudades dos dollmakers uahushauhuash e eu tb tinha muita vontade de aprender na época (o q seria complicado, já que eu não tinha sequer um pc), admito que hj ainda tenho vontade (ainda mais pelo fato de que descobri que eu posso fazer pós em design mesmo tendo me formado em direito) mas meu medo de fracassar fica me impedindo de dar os primeiros passos (┬┬﹏┬┬)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vamo fazer pós em design. Eu devia ter feito faculdade disso, ninguém me avisou, passo o dia inteiro querendo criar imagens bonitas
      E se ficar feio uma incentiva a outra hahahahahah
      :***

      Delete