Monday 20 March 2023

Ela era fotógrafa ela

 Então, deixa eu falar um negócio:

Tinha uma época que a fotografia me encantava. Lembro do quanto eu queria ter uma câmera digital de verdade, do quanto eu tirei fotos com ela quando ela veio, e depois do quanto tirei fotos quando consegui comprar uma DSLR - uma "câmera profissional", o suprassumo do suprassumo. Aí tudo isso morreu. Sempre associo a morte desse ciclo com a minha entrada no serviço público, mas se a causa foi essa ou não, nunca saberei. O fato é que hoje minhas câmeras juntam pó no armário.
Muitas pessoas falavam que eu tirava boas fotos - mas eu nunca botei muita fé nisso, porque não sabia se o elogio era pro que eu via ou pra qualidade da imagem ou pros fundos desfocados. Mas eu gostava muito. Queria até ter trabalhado com isso, numa época. Aí a vida aconteceu - me formar na faculdade, procurar emprego na área, virar adulta, ficar infeliz, me questionar se todo trabalho deixa a gente infeliz ou se eu teria tido chance de ter mais saúde mental se fosse trabalhar com meus interesses da juventude, etc. É por isso que hoje me volto de novo pra esse hobby, numa tentativa meio desesperada de voltar a apreciar o processo de algo.

Hoje eu tenho quatro câmeras aqui em casa, todas meus neném: (isso se desconsiderarmos uma Frata T-20 que foi A máquina fotográfica da minha infância, uma Tron Duo que substituiu a falecida nos anos finais e salvo engano ainda funciona bem, uma câmera Powerpack super pequenininha que deve ter uma lente de plástico e foi a câmera digital que eu tive por alguns anos na minha adolescência enquanto todo mundo tinha uma Cyber-Shot, e por fim uma Polaroid 636 que surrupiei indevidamente do estado de abandono que estava no quarto de adolescência de um membro da família, e estou esperando ter dinheiro pra comprar filme e descobrir se funciona).

Canon Powershot SX110

Comprei em 2009 depois de muito guardar todos os dinheiros que eu possuía. É uma câmera compacta, movida a duas pilhas AA (não tenho mais pilhas recarregáveis e eu lembro que ela comia uma pilha alcalina fudida, por isso faz tempo que não uso). Tem uma lente fixa cuja distância focal ninguém lembra, zoom óptico de 10x e uma distância mínima de foco de... 1cm? Eu gostava de tirar foto de coisas pequenininhas com ela. Hoje em dia percebi que tem uma linha bugada no sensor que sempre sai nas fotos.


Canon EOS Rebel T3i

Comprei em 2013, também depois de guardar toda e qualquer moeda que sobrava na minha mão (como se pode ver na foto acima). A existência dela pôs na minha mão três lentes intercambiáveis compatíveis com o encaixe EF/EF-S: 18-55mm f/3.5-5.6 (a famigerada lente do kit, pobre coitada), 50mm f/1.8 (ícone) e uma Sigma 17-55 f/1.8 (que me rendeu uma história engraçada pra contar). Já foi pra fora do Brasil, já perdeu tampa de lente, eyecup, hoje em dia as tampas de borracha esfarelaram. Ela tem visor articulado, mas é mais antiga do que as telas touch e Wi-Fi. É minha guerreirinha.


Fujifilm Instax Mini 25

Comprei em 2015. Quem lembra da febre que essas câmeras causaram? Um capricho mais do que outra coisa, mas ela não foi muito cara, e rende fotos instantâneas. Eu nunca tinha tido fotos instantâneas, e elas são um souvenir bem legal. Ela tem uma lente fixa 60mm e uma lentezinha ~macro~ de encaixar. Funciona com duas pilhas CR2, que eu tinha a maior dificuldade de achar pra vender neste país (fui remexer as coisas pra escrever esse post e achei duas pilhas extra novinhas que meu amigo trouxe do Japão junto com as duas que estão em uso, saiba que te amo Kaneko) e um cartucho de filme pra Instax Mini.


Canon EOS 3000N

Comprei em 2020? Um brinquedo que a pandemia não me deixou aproveitar direito (e a alta no preço dos filmes, a pouca disponibilidade de laboratórios ao redor, meu súbito esquecimento de como se tira uma foto). Veio junto com mais uma lente compatível com o encaixe EF/EF-S: uma 35-80mm f/4-5.6. Funciona com duas pilhas CR123A e um rolo de filme 35mm, que custa quase o equivalente a meu consumo mensal de luz. 


PS: Desse post caí inevitavelmente nos sites de câmera e uma Canon G7X ESTÁ CUSTANDO 6000 REAIS?????? OI? QUANDO FOI QUE FOTOGRAFIA VIROU ESSE ASSALTO À MÃO ARMADA?

4 comments:

  1. O meu primeiro sonho de consumo desse gênero foi uma daquelas câmeras digitais de disquete (dei um Google e achei um exemplo: Sony Mavica). Depois tive duas gerações de Cybershot e então assentei com uma Canon SX 50 HS, que vendi há dois meses, mas que rendeu muitas fotos e viajou para o Japão comigo <3
    Queremos saber da história engraçada com a Sigma? Siiiim!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mulher!!! Eu tava olhando cameras e minha tia teve uma dessa, lembro que achei tao magico a primeira vez que vi. eu nao tinha ideia que funcionava com disquete - a juventude hoje em dia nunca nem pegou um na mao, socorro hauahuahuhauahuahua
      sinto saudade desse negócio de tirar foto com a camera, ainda que o celular seja tao pratico e multifuncao!!!

      Delete
  2. eu amo suas fotos... tb acho q seria uma boa vc voltar a explorar esse seu lado, quem sabe não ajuda com as mazela mental? o meu máximo é tirar fotos com o celular mesmo e as vezes com uma instax (sempre saem tremidas e eu sempre acho péssimas, mas to tentando não ligar mto e só aproveitar o processo).

    ReplyDelete
    Replies
    1. URGE ajuda com as mazela mental, risos. eu escrevi esse post e nao levei a camera pra dar um role fora de casa, vamos ver o que me aguarda em abril...
      as minhas fotos com a instax sao bem cocô tambem, vamos acreditar que é a estetica da camera hauhauhauha
      :*

      Delete