Monday 27 February 2023

Opinando sobre marcas de papelaria

 


Um post que só pode ser interessante para outros doidos da papelaria, e onde eu também arruino toda e qualquer chance de conseguir um patrocinador que me mande canetas de graça pra eu ficar puxando o saco dele na internet.

Faber-Castell:
A RAINHA de tudo. Quando eu era criança, o único lápis bom MESMO era o da Faber Castell, enquanto os outros (Labra? Greencastle?) eram medianos. E quem tinha o lápis metálico? RIQUÍSSIMO. Até hoje, na minha cabeça, a Faber-Castell continua sendo sinônimo de qualidade. Minha marca favorita de apontadores e grifa-texto que não custa um rim, trouxe brush pen acessível pro brasileiro, faz caneta esferográfica pau pra toda obra, lapiseira durável, canetinha e fineliner em 800 mil cores, lápis aquarelável, lápis graduado, borracha com capinha pra você esconder a cola dentro. Simplesmente a MAIOR. Adendo: O que mais essa marca maravilhosa me ofereceu? COLA EM FITA nacional. Faber-Castell, conte comigo para TUDO.

BIC:
Marca de caneta esferográfica, corretivo de caneta & lápis verde que quebrava & gilete vagabunda & isqueiro. Agora que lançaram a Bic Intensity, né? Reage, BIC.

Compactor:
Pra mim eh a MAIOR e MELHOR depois da Faber. Minhas canetas esferográficas FAVORITAS e canetinhas que nunca secam!!!!! BARATAS E ACESSÍVEIS! (É sério: eu tenho canetinhas e uma esferográfica de 2006 que AINDA FUNCIONAM). O problema da Compactor é que ela não se reposicionou no mercado e não tá aí agradando influencer de papelaria e se tornando um grande nome no nicho, mas se ela quiser, eu quero muito. AHHHHHH VERDADE: se não me falha a memória a Compactor foi a primeira marca a fazer versões nacionais de caneta fineliner pra competir com a Stabilo, além de merecer a MENÇÃO HONROSA por ser a marca responsável por aqueles alfabetos vazados que a gente usava pra fazer capa de trabalho (agora só os velhos vão entender)!!!!! ICÔNICA!!!!

CIS:
Na minha cabeça, a CIS era uma marca genérica que queria ser a Faber-Castell, e está conseguindo. Nos últimos tempos a CIS está marretando o cenário da papelaria. Quer caneta brush? TOME. Marcador de álcool tipo Copic? TOME. Grifa texto em cor pastel? TOME. Caneta gel? TOME. Grifa texto que apaga? Borracha fofinha? Tem até livrinho de lettering. Se a Faber era a marca referência que cobria todos os segmentos necessários quando eu era criança, a CIS está ocupando esse lugar hoje em dia - apesar de eu achar que os designs deles sejam mais cópias do que qualquer outra coisa, mas não estou reclamando muito disso. Curiosamente eu não tenho nenhum material deles pra julgar a qualidade, (ganhei uma CIS Spiro de brinde de um vendedor da Shopee e achei maravilhosa, viu) mas admiro o posicionamento agressivo no mercado. OBRIGADA, CIS!!!!!!!

Pilot:
Marca de: pincel atômico e almofada de carimbo - aquela lapiseira - aquela caneta de clic. Apesar da Pilot não ser uma muuuito presente no território brasileiro, tudo que ela já me entregou foi perfeito - com exceção das grifa-texto que eu acho que comem poeira perto das da Faber (sério: usei uma novinha num texto de 30 paginas e ela ARRIOU). Agora tem a Pilot Frixion e a Juice pra alegrar nossa vida de bujolover, que aparentemente são 100% perfeitas qualidade japonesa, como eu gosto.

Tilibra:
A MELHOR e MAIOR marca de cadernos, que recentemente se meteu a fazer outras coisas de papelaria. Não chega a ser uma Faber-Castell, mas o nome dela dá peso às coisas e até agora tudo o que eu experimentei eu achei bom e, ainda por cima, com preços competitivos (diferente dos cadernos).

MoLin:
Uma marca… ok? Você quase não vê coisa da MoLin por aí. Eu tenho uma caneta gel rosa metálica que é bem boa.

Tris:
Se a CIS queria ser a Faber-Castell, a Tris… era uma marca bem esquecida no churrasco. Mas eu acho que o rebranding deles ficou excelente e eles tem lançado coisas incrivelmente fofas! Se tem qualidade eu não sei, mas acho que estão competindo muito bem com a CIS pelo mercado. Que Deus abençoe e o pau tore na rinha de papelaria, quem ganha é o consumidor.

Pentel:
A Faber-Castell dos ricos. Marca importada e topíssima de caneta colorida quando eu era criança. Tem caneta gel tope, borracha de engenheiro, lapiseira técnica com várias espessuras, brush pen fininha (as MELHORES), tudo impecável. Tenho usado lapiseiras da Pentel e o grafite deles é jóia, a borracha é mara, as canetas gel são boas - só vou reclamar do preço mesmo. Poxa, Pentel.

Maped:
Na minha cabeça era uma Pentel importada da vida, mas comprei um set de caneta brush deles e achei uma bosta. No mais nunca me chamou a atenção.

Uniball:
O CREME DE LA CREME DAS CANETAS COLORIDAS E EM GEL. SÉRIO. O AUGE. VENDERIA MINHA ALMA PRA UNIBALL (mas ia oferecer primeiro pra Zebra). Agora também dominando o segmento das canetas Posca.

Jocar Office:
Marca genérica de licitação que agora quer ser uma Tris da vida, que por sua vez quer ser a CIS, que por sua vez quer ser a Faber-Castell.

Leo e Leo:
A atual marca de licitação que tinha no serviço e tudo que eu já experimentei dela foi muito ruim (tesoura, cola, lápis de cor, apontador).

Paper Mate:
Marca idosa e esquecida no churrasco que eu só conheço por causa daquela canetinha colorida e a propaganda da caneta kilometrica.

Stabilo:
O AUGE DA MARCA DOS RICOS com a canetinha do cisne. Hoje em dia eu acho meio hypada porque a) não gosto de escrever com fineliner b) acho que ela é mais superfaturada do que boa c) a variedade não é tão grande assim. Apesar das coisas terem muita qualidade e ela lançar produtos inovadores!!!!

Staedtler:
Pra mim a Staedtler entrou no mercado junto com a Stabilo e eu associei ela como mais uma marca de rico, só que diferente da Stabilo ela abrange muito mais segmentos, incluindo o de material técnico. Tem um lápis HB perfeito que não é uma fortuna, fineliners mais baratas do que as da Stabilo, lápis de cor aquarelavel, marca textos com cores diferentonas também. Só tenho a aclamar! Fui mimada por minha amiga Natália com brush pens dual tip da marca e 100% aprovadíssimas, Staedtler você merece muito.

Newpen:
Quem é Newpen…? Na roça ainda nem chegou pra eu testar.

** EM TEMPO: a Jocar Office e a Leo e Leo são da mesma marca - a Leo e Leo é uma marca escolar e a Jocar voltada pra universitários e escritório. A CIS, Stabilo e Uniball também são do mesmo grupo **

 

Choose your fighter!!!
bj bj <3

6 comments:

  1. Achei top o post!
    Os lápis de cor da Norma me surpreenderam ( achei melhor que os da faber). E o preço também é ótimo.
    A Tris eu não conhecia, comprei uma marca texto em gel deles e não quero outra coisa na vida.
    Faça mais posts assim pfv!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. A Norma!!! Esqueci completamente!! Na verdade eu acho que nunca testei nada da marca, mas é bom saber!!
      Eu comprei várias caixas de uma marca de lápis chamada Multicolor, pra mim foi a melhor que testei fora a Faber! Acho que eh a única que entrega tudo mesmo, as outras coisas tem marca que faz bem, mas outros produtos não são tão bons, hehe

      Beijo, Lua, e obrigada pelo seu comentário!! <33

      Delete
  2. Faber é Faber né? ELITE. ocupa um espaço especial em meu coração junto com a staedtler, das lapiseiras e grafites da pentel e das caneta japonesa da shopee (um dia eu ainda experimento uma muji legítima). Agora a bic? o que dizer da marca que o inominável ex-presidenciável usa? antigamente eu usava a caneta cristal fina deles e sempre secava em questão de semanas! só a decepção.

    ReplyDelete
    Replies
    1. A CANETA JAPONESA DA SHOPEE. SIMPLESMENTE A MAIOR. MELHOR. E A PROVA D'AGUA. POR MÍSEROS TRES REAIS. IMBATIVEL.
      Usei muita Bic Cristal por um período, mas depois ela começou a escrever meio falhado, parece que todas vinham assim. Agora vou de Pilot, Compactor ou a referida caneta perfeita da Shopee hahahaha
      :***

      Delete
  3. Adoro os produtos da Faber! Depois de assalariada, comprei da marca uma caixa de lápis de cor 48 cores só porque eu podia kkkk Uso os marca-textos pastéis da CIS e adoro. Também tenho dois marca-textos apagáveis da CIS (comprei durante um surto). Da Tilibra tenho aquelas canetinhas roller. Fineliners eu tenho de marcas variadas, algumas não se diferenciam muito da qualidade das Stabilo, A Hypada. Como uma boa louca da papelaria, adorei o post! <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. DOIDAS DA PAPELARIA, ASSEMBLE
      olha aí a CIS mostrando a que veio. Depois desse fracasso da grifa texto da pilot, eu nunca mais larguei os da faber, mas vou ficar atenta se achar algum barato ou em alguma cor que nao tenho, hahahahahaha.
      pior que eu gosto muito do stabilo boss por ele ser largão, mas com o preço daquilo, só uso pra enfeitar caderno, nao tenho coragem de usar na vida kkkkkkkk CIS, FAÇA SUA MAGIA AÍ!!!
      :* :*

      Delete