Tuesday 21 February 2023

Blogueirices do baú

Descobri essa semana o projeto Blogueiros Raiz, tocado pela menina Vanessa. Quem veio aqui me avisar dessa iniciativa linda foi a Tam, que também tem um bloguinho lindo, e que eu ainda não conhecia. Por meio do blog dela, cheguei até o blog da Lana, outra surpresa feliz nessa internet de meu deus.
Ali, encontrei uma passagem pra um túnel saudoso: blinks, gifs, fanlistings, dolls, resultados de testes. Quase me senti teletransportada pros anos 2000, época em que meu acesso à internet era limitado, e me proporcionava doses homeopáticas de bobagens e belezas, um monte de coisa que até hoje tenho salva no HD.
Fiquei com saudade e pensei em montar umas Dolls, mas aí descobri que o eLouai morreu. :')
Fiquei com vontade de mudar o layout desse blog pra uma coisa mais gráfica, sentimental, um layout trabalhado na pixel art e referências aos anos 2000 (uma coisa que eu sempre quis e nunca tive era um blog com aqueles layouts coloridos maravilhosos, com png de artista no cabeçalho, gifs e banners em todo canto), mas eu não tenho mais paciência e nem tempo pra tentar desbravar 800 mil tutoriais de HTML e Photoshop.
Fiquei com vontade de fazer igual a Lana e manter uma página dedicada a gifs, uma pra fanlistings, uma pra resultados de testes: é uma bobagem pessoal, mas o propósito desse blog é também uma bobagem pessoal. Uma caixinha de recortes pra eu guardar as coisas que eu acho divertidas e bonitas. Nem tudo precisa ser um grande projeto pessoal pra salvar o mundo, né?
Fiquei com vontade de reupar todos os gifzinhos das minhas pastas de imagens antigas pras pessoas verem. Isso sim seria um projeto pessoal com Utilidade, pra Agradar os Leitores. E fiquei com vontade de aprender pixel art, o que além de Agradar os Outros, me traria Reconhecimento Pessoal.
Mas não sei se vou fazer nada disso. Por enquanto, vou só registrar a nostalgia desses tempos em 16 bits.

ai, Gabi, só quem viveu sabe

6 comments:

  1. 🤡 Me pegou de surpresa. Eu acompanho seu blog, mas não esperava por essa.

    Você me lembrou que eu tenho que colocar links para dollmakers que eu achei recentemente em sites independentes. Em breve eu atualizo e te aviso. Eu gostei do termo bobagem pessoal, é exatamente isso.

    Enquanto você tá querendo mudar pra algo mais gráfico, eu tô querendo voltar pro mais básico kkkkk, mas é um constante movimento sanfona essa questão da estética. Que bom que você gostou tanto e te inspirou. Eu também fiz tudo inspirada por outros blogs e começou com os fanlistings de pouquinho, até eu perder o controle 🤡

    Ia adorar ver os seu arquivo de pixels e futuras criações. Xero!

    ReplyDelete
    Replies
    1. e eu nunca te vi por aqui!!!! hahahahahah. POR FAVOR, LINQUE OS DOLLMAKERS. vou botar tudo no internet archive. patrimônio imaterial da humanidade, apenas.
      é bom demais poder encontrar outros blogs por aqui e trocar figurinha sobre artes casuais, layouts e coisas do cotidiano. obrigada pelo comentario!!
      <3

      Delete
    2. É que eu nunca comentei mesmo, mas se for atrás dos seguidores eu tô lá só observando 🙃

      Informo que adicionei alguns links de dollmakers e outros sites. Não sabia que o eLouai tinha saído do ar. Mesmo lendo aqui, eu fui checar, porque não acreditava. Fiquei muito triste.

      Delete
    3. mulher, eu sou muito noob, nem lembrava que existia mais o widget de seguidores do blogger nem nada. e agora amei, porque posso adicionar todo mundo no feed de leitura e ter minha propria timeline sem algoritmo!!!!! hahahahahah
      e eu vi!!! já fui lá ver e fazer algumas!! Obrigada <3 <3

      Delete
    4. Eu deixo o widget justamente pra ficar vendo o que a galera que me segue ta seguindo, pra eu seguir também kkkkk é minha fonte de busca pra novos blogs.

      Que bom, fuce bastante que dá de achar vários blogs e sites específicos, tem uns que só acha arquivados, mas dá de acessar.

      Delete
  2. Noooossa, obrigada por esse post. Essas pixel dolls são muito clássicas dos primórdios da blogosfera - eu tinha até medo de entrar nos sites para montar uma.
    Falando em mudar o layout, que nos meus tempos dourados de blog era quinzenal, esses dias fiquei tentada em mudar o meu para um estilo anos 2000 e poucos e sentir de novo aquele gostinho nostálgico. Pela Wayback Machine consegui acessar alguns poucos sites de templates, mas a maioria com imagens quebradas :/
    Ah... sério. Me deu até vontade de procurar um site de MIDI.

    ReplyDelete