Sunday 19 February 2023

Um ano sem compras: saldão de janeiro

Uma das metas aleatórias que coloquei aos 45 do segundo tempo pra 2023 era parar de comprar coisa. Eu pedi demissão, meu salário diminuiu consideravelmente; mas o maior problema nisso é que já faz um tempo que eu tenho usado compra online como um mecanismo de alívio de frustração. Provavelmente isso foi muito bem consolidado no período da pandemia, em que eu continuei trabalhando normalmente e as únicas alegrias que eu tinha eram comer os bolos da minha mãe e comprar bobeira na Shopee.

Eu não acho que as minhas compras são inúteis, mas elas são excessivas. E pior: quando enfio na cabeça que quero algo, fico sofrendo pelo receio daquilo esgotar e eu nunca mais conseguir um igual. Então acabo comprando, entre outras coisas, pra me livrar da angústia - o que com certeza não é um uso muito inteligente do meu dinheiro. Mas tão bonitas as coisas!!!
Então me inspirei aqui nessa tag da Vanessa do Tristezinhas Cotidianas:

Coisas que está permitido comprar:
Cursos, ferramentas de estudo e aprendizado (desde que seja realmente algo que eu use pra estudar);
Coisas pra minha mãe (desde que seja realmente pra ela);
Coisas que eu precise (alguma coisa pra casa, coisas que precisam de reposição).

Coisas proibidas:
Objetos em geral, roupas em geral, maquiagem e produtos de beleza em geral (eu acumulei um monte no período da pandemia), livros (se vira, minha filha, tem o Lelivros).

Em janeiro, eu...

Coisas que comprei, mas podia:

  • Móveis: Teoricamente não fui eu quem comprou, foi Marido. Foi um rombo financeiro (uma cadeira e uma cristaleira), mas gostei muito das escolhas. A gente mudou de casa (pra uma bem maior) e precisávamos encher os espaços vazios dela, haha. A cristaleira já está cheia com os pratos chiques que ganhei da minha avó de casamento. Não era uma necessidade, mas Marido está animado em decorar a casa como manda o figurino, então essa eu coloco na conta dele.
  • Presentes pra minha mãe em Brasília: ela amou e está usando, então 100% de aproveitamento.
  • Limpador de máquina de lavar, na Amazon.
  • O Goodnotes: 100% de aproveitamento também, estudar por ele é perfeito.
  • Assinatura do Clube da Aquarela, de novo (inclusive recomendo).


Coisas que eu comprei, mas não podia:

  • Máscara de argila: Tem uma amiga queridíssima vendendo e queria muito apoiá-la. Foi por uma boa causa e estou usando (mas não, eu não precisava).
  • Vinil do Genesis: Teoricamente, esse também passou no cartão do Marido. Também não precisava, de modo algum (a gente nem tem vitrola, eu nem pretendo ter), mas é simplesmente meu álbum favorito da vida, estava em perfeito estado, não custou um rim e é isto. NÃO ME ARREPENDO DE NADA!!!! Enterrem ele comigo quando eu morrer.
  • Encomendas da Shein: Dois biquínis (faz décadas que eu não entro em uma piscina porque não me sinto confortável em roupas de banho, e olha que eu tenho uma piscina pra usar), porque estava muito calor e a Shein vende biquínis do tamanho da minha insegurança!!! Aproveitei e enfiei umas tranqueiras a mais no carrinho (clipes de papel em formato diferente, lenços coloridos, uma reguinha), e comprei dois tops pra ir na academia (eu não precisava deles também, mas é muito melhor do que ir pra academia de sutiã e já botei os bichinhos pra uso).

2 comments:

  1. Que legal saber que eu te inspirei <3

    Fazer compras online para aliviar os sintomas da vida, quem nunca? Também sinto muito dessa angústia que você falou. Quero usar um midori no ano que vem e eu não conseguia parar de pesquisar midoris para comprar, então já acabei comprando um nesse ano para começar a usar só no ano que vem (???).

    Enfim. Boa sorte com o projeto! Se serve de ajuda, o dinheiro que eu economizei acabei usando numa viagem totalmente não planejada :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. HAHAHAHAHAHAHA te entendo totalmente, também comprei no final do ano passado um planner pra usar no ano que vem. olha, sem condições, essa vida de frete gratis na shopee acabou com as minhas financas hahahahahaha

      Delete