Tuesday 23 July 2024

Comprei um Hobonichi Weeks e olha no que deu

Meu Deus, quanto tempo faz que eu não falo de papelarias nesse blog, nem parece que esta que vos fala foi para o JAPÃO e trouxe um carregamento de cadernos e canetas metidos a besta......................................... I regret nothing

Para minha surpresa e infelicidade, passei o último semestre num estado meio doido que não me deixou muito disponível pra sentar e escrever (descobrir que estava grávida não me ajudou nesse sentido, hehe). Mas como esse blog é um diário de coisas importantes e que me deixam feliz, mesmo depois de TRINTA SEMANAS usando, decidi trazer minhas impressões sobre o Hobonichi Weeks.
Primeiramente, que se eu estava indo ao Japão, OBVIAMENTE eu ia cometer crimes fiscais e gastar uma quantidade ultrajante de dinheiro em Hobonichis, o equivalente ao Santo Graal da papelaria. Dentre os modelos diversos, decidi comprar um Weeks (afinal, a vida é muito curta para passar vontade, quando é que eu vou voltar pro Japão, etc). Os outros modelos tinham a opção não-datado disponível, mas o Weeks não, por isso ele foi eleito pra ser minha agenda de 2024.
Spoiler: não gostei.

Hobonichi Weeks normal na cor Sweet Apple, com a capinha plástica protetora

Mas primeiro vamos falar do papel Tomoe River. SIM, É TUDO ISSO MESMO. Eu, que tinha achado a experiência de escrever com caneta tinteiro qualquer coisa, descobri rapidinho o que todos os devotos do culto Hobonichi sabem: é uma EXPERIÊNCIA. Em pouco tempo eu já tinha adicionado uma pequena fortuna em tintas diferentonas no meu carrinho na JetPens (não comprei nenhuma, aparentemente a JetPens não reconhece meu CEP). A tinta flui de forma bonita. O papel é macio, macio, macio, com uma linda cor creme. É absurdamente FINO e a tinta NÃO VAZA. Faz sombra pro outro lado, mas NÃO VAZA. Pura bruxaria japonesa, eu fiquei maravilhada. O problema da caneta tinteiro é que ela demora pra secar e eu já fiz vários borrões, coisa que parece não acontecer quando uso uma caneta gel comum, mas aff, tão linda a textura no papel. Além disso, você tem páginas suficientes pro ano todo E MAIS em um caderno finíssimo. É a oitava maravilha da humanidade.

O layout do Hobonichi Weeks é, na verdade, muito parecido com o do Cícero Semanal Journal: o lado esquerdo tem a semana dividida horizontalmente em sete blocos, o lado direito tem uma página livre quadriculada pra você escrever livremente o que precisar - e eu, que já usei esse layout da Cícero e não gostei, deveria ter antecipado isso. Diferente do Cícero Semanal, o Hobonichi Weeks tem DEZ centímetros de largura - são quatro centímetros a menos em cada página,  te dando quadradinhos bem pequenininhos pra planejar a sua semana. Bom pra quem escreve em kanjis e/ou tem uma letrinha redondinha e pequena, não tão bom pra mim, que gosto de ESPAÇO. 

O layout do bonito

A vantagem do Weeks é que ele é muito compacto: fininho e estreito, cabe em bolsas diversas e é perfeito pra organizar a vida sem carregar um trambolhão. A desvantagem do Weeks é, que por ter esse perfil de caderno que vai andar na sua bolsa, ele não tem nenhum mecanismo para permanecer fechado (um elástico, ou aquele fecho padrão Hobonichi que tem uma argola de cada lado da capa e você fecha ele com uma caneta). Aí, na pressa, pode acontecer de você enfiar outra coisa na bolsa que vá parar no meio do caderno e amasse as páginas dele - aconteceu comigo e foi triste.

Fechadinho, é isso que acontece com ele (also, apreciem a espessura do caderno. Tem 240 páginas aí)

 

edit 03/08: foto do espaço dedicado a cada dia (com aproximadamente 2cm de altura) e o quanto de texto cabe nele (e um pedacinho da frase motivacional da semana, que é mais um textinho que te faz pensar)

Também suspeito que parte do motivo pelo qual meu hábito de journaling tenha sido posto de lado nesse semestre seja culpa desse singelo caderninho. A falta de espaço transforma ele em uma agenda muito prática, mas pouco apropriada pra fazer firulas e pensar em colagens ou composições. Sei que tem gente que faz coisas lindas e aesthetic no bichinho, mas claramente não funcionou comigo.

Não tive a oportunidade de testar, mas a Hobonichi tem um primo chinês genérico, o Kinbor, que também tem um modelo Weeks de tamanho e layout similar, com o preço mais amigo e facilmente encontrado na Shopee e no Aliexpress (enquanto Fernando Taxad não destrói todos os nossos sonhos de consumo). Não posso falar sobre a qualidade do papel, mas tem várias capas bem lindinhas. 

Em resumo:
Amei: Papel Tomoe River, frases fofinhas e inspiradoras de verdade toda semana, bem construído, design clean, extremamente compacto, já falei papel Tomoe River???????
Horrível: Falta de fecho, pouco espaço pra escrever, layout semanal horizontal, preço e necessidade de importação (why can't we have nice things?????)

Tenho outros doidos da papelaria acompanhando esse blog? Dêem um grito, por favor.

Beijos e até a próxima!!!

22 comments:

  1. Eu amo itens de papelaria, iria ficar maluca com uma viagem pro Japão. Recentemente um amigo meu foi e ele me mostrou as coisinhas de papelaria que comprou lá, cada coisa fofa!!
    Eu já tinha lido sobre esse hobonichi, me pareceu bem interessante. Esses hobonichi deve ser perfeito pra quem tem a letra pequena, né? Eles são tão pequenos (comparando com planner).

    ReplyDelete
    Replies
    1. sim!! tem modelos maiores, mas esse em específico acho que é perfeito pra quem tem a letra pequenininha. o Japão é um paraíso de coisinhas fofas e de qualidade :') é URGENTE alguém fazer um contrato de importação de tudo que achar la kkkkkkkk

      Delete
  2. Eu ouvi falar do hobonichi a primeira vez em outro blog (Cardamomo), e fiquei num mix de achar que seria a solução pra minha vida, mas que eu não me adaptaria. E acho que lendo seu post fiquei num mix diferente de: definitivamente não me adaptaria mas quero muito gastar nesses negócio, que merda HAHAHAHAHA!
    Mas amei a ideia do papel fino que não transfere tinta, queria na minha vida. ;w;

    Eu sou uma doida da papelaria :( aprendi até a fazer meus próprios cadernos na pandemia, hahaha! Vou amar se tiver mais posts assim <3

    Beijinhos! :*

    ReplyDelete
    Replies
    1. tao gostoso achar outras doidas da papelaria!!! vou ver se faço mais posts assim!!! eu tbm costurei um caderno e amei, mas a preguiça me impediu de fazer outros KKKKKKKKKKKKKK
      urgente a importação de papel tomoe river pro territorio brasileiro. nos MERECEMOS esse mimo

      Delete
  3. Saudades dos seus textos, Manu!! Amei a review porque tava pensando muito em cometer um crime fiscal semelhante. Tô sentindo muita falta de ter um planner em mãos (cansei de aplicativos), mas sou muito enjoada com formato e tem sido uma luta. Você já avisar que os quadradinhos são pequenos é uma mão enorme na roda pra mim. E não conhecia o Kinbor--vou fuçar sobre!

    Sobre o papel: você já tentou outras pontas? Algumas nibs entregam tinta demais pra um papel que recebe bem a tinta. Talvez um ajuste de ponta resolva esse problema.

    Volte logo <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. COMETA ESTE CRIME, ou outros similares. eu sou extremamente lesada com aplicativos, não consigo pensar em como me organizar direito. o formato que eu mais gostei ate agora foi o semanal por colunas!!! felizmente, mesmo aqui no Brasil tem varias opcoes de formato diferente.
      e nao tinha pensado na ponta!! eu só tenho essa ponta, mas faz sentido. vc acabou de me dar a desculpa perfeita pra comprar MAIS uma caneta tinteiro e testar HEHEHEHEHEHHE
      <3 :*

      Delete
  4. Que tudoo que você foi pro Japão, caramba deve ter sido uma viagem INCRÍVEL!!
    Tem posts sobre a viagem? Já quero ver hehe :)
    Eu não sou a doida da papelaria, mas mesmo assim acho esses itens muito fofos ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu não fiz porque fiquei pensando demais no que escrever e aí não consegui sair do lugar KKKKKKKKK mas talvez escreva algo só pra poder por mais fotos!!
      <3

      Delete
  5. Apesar dos revezes é um caderninho muito charmoso e elegante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ReplyDelete
    Replies
    1. kkkkk acho que eu nunca tive NADA tão charmoso e elegante! obrigada!!

      Delete
  6. Eu tô contigo. Não me deixem sozinha em papelaria nenhuma. Vou comprar inúmeras coisas que não vou usar. Quero nem me imaginar no japão, irei à falência hahahaha Tem adesivos que eu guardo desde quando eu tinha, sei lá, uns 10 anos (e isso foi há 23 anos atrás).
    Eu amo caderninhos <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU TENHO ADESIVO DOS MEUS CADERNOS DO ENSINO MÉDIOOOOOOOOOOOOOOO. SOCORRO, DOIDAS DA PAPELARIA UNIDAS

      Delete
  7. sempre sonhei com meu hobonichi próprio, porém se antes já me desanimava a importação, atualmente eu nem sonho mais ahsuahushuahsuahs
    admito que faço um layout semelhante no meu planner/diário, mas a diferença é que eu uso um caderninho a5 "simprão" mesmo, a única firula é que ele é pontado e não quadriculado ou com linhas...

    ReplyDelete
    Replies
    1. ela faz o hobonichi delaaaaaaaaa!!!! miga, infelizmente fui seduzida por esse papel maravilhoso, mas o preço é muito complicado mesmo. nunca foi barato, agora então......................... só nos resta esperar o milagre da industria brasileira fazendo coisas semelhantes :')
      mas enquanto esse dia não chega vc ja esta preparadissima com seu planner, simplesmente ARRASOU
      <3

      Delete
  8. Nunca tinha ouvido falar em Hobonichi, mas achei mesmo parecido com o Cicero semanal haha Eu fui obrigada a diminuir minha loucura por papelaria depois de me mudar para um lugar menor e com menos espaço pra guardar coisas, triste. Parabéns pela gravidez! Beijos :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada!!!!! :)) nossa, sim. isso é triste. eu tenho bastante espaco (porque alguns cadernos estao na casa da minha mae kkkkk) mas mesmo assim já estava comecando a me sentir soterrada por eles. ninguem precisa de tanto caderno, mas tao gostoso e bonito as paginas novas e branquinhas............ hahahaha

      Delete
  9. o tamanho dele é perfeito pra carregar na bolsa, né? e ainda por cima é lindo demais .. amei

    ReplyDelete
    Replies
    1. sim!!! se tivesse um fechinho ia ser imbatível!!!

      Delete
  10. Emi parabéns pela gravidez!

    Eu já fui mais louca das papelarias quando eu fazia art journal. Mas por crises criativas, eu parei de consumir washi tapes e canetas da mesma cor, que só tem tonalidades diferentes. Nem imagino como deve ser ir numa papelaria japonesa. Bom, eu imagino, mas como faz pra sair de lá sem ter que vender um rim, aí eu não sei.

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada, Claudia! <3
      a vantagem dessa viagem é que o iene estava meio desvalorizado, ai eu só tive que deixar 90% do meu rim KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk fiquei sonhando com um mundo em que a industria brasileira vai chegar perto da variedade e da qualidade de coisas que os japoneses tem. poxa vida, a gente mereceeeee
      euu fiquei curiosa agora pra ver seus art journals!! :P <3

      Delete
  11. Eu estou UM MÊS atrasada com a leitura de blogs mas estava esperando ansiosa pelo post sobre a papelaria adquirida no Japão.
    Mas primeiro: PARABÉNS, MAMÃE EMI!!! <3 Que o bebê venha com muita saúde e traga muitas alegrias - e seja um devoto da papelaria como nós hehehe
    Agora sobre o SACRILÉGIO de não ter curtido o Weeks: SACRILÉGIO! Só li BLASFÊMIAS :P hahaha Mas de fato, para o uso que tu tinha imaginado, essa versão é mesmo muito compacta. Para chegarmos no nível aesthetic do Instagram é preciso tempo e muito mais artigos de papelaria que agora o Taxadd vai, né, enfim... (ainda bem que me gastei no StationaryPal no início do ano)
    Adorei a escolha da capa e da capa-sobre-capa! Ficou uma linda combinação <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada, Amanda!!!!! (vai ser menino, mas quem sabe assim mesmo ele não aprecie uma boa agenda e boas canetas KKKKKKKKKK)
      tenho OUTROS hobonichis pra testar!!!! hahahahahahaha. tava acompanhando o lancamento dos modelos de 2025 e o weeks sempre ganha capinhas tão lindas................. infelizmente a falta de espaço me incomodou, talvez em outro momento da vida eu achasse perfeito (só Deus sabe se poderei me dar ao luxo de novo). Quando voce puder, compartilhe o que voce vai usar pra se organizar em 2025!! hihi :****

      Delete