Wednesday 31 January 2024

Teste projetivo do solo de guitarra

Esse post começou como a ideia de fazer uma lista dos meus solos de guitarra favoritos - desculpem, é o meu jeitinho - e acabou com uma reflexão meio pessoal de como eu acho que eles se relacionam comigo e que lugar ocupariam na minha vida. Acho que a interpretação não faz muito sentido pra outras pessoas (por isso estou chamando de teste projetivo), mas me deixem arrumar desculpas pra exaltar as músicas que eu gosto!! Não sei tocar um caralho de instrumentos musicais, mas na próxima vida eu quero vir sabendo tocar guitarra elétrica. Como pode um instrumento fazer sons tão bonitos, sabe???

post dedicado especialmente à minha amiga Thay

Quem sou eu: Lady Writer, Dire Straits, 1979


Despretensiosa, sem grandes ambições mas capaz de emocionar, filha do Mark Knopfler.

O meu parceiro (romântico) ideal: Dazed and Confused, Led Zeppelin, 1969


Assim como eu me casaria com um pedaço de queijo parmigiano-reggiano, eu me casaria com esse solo de guitarra. In a word: daring.

Experiência transcedental: Achilles Last Stand, Led Zeppelin, 1976

Acho que eu nem tenho palavras pra falar de Achilles Last Stand e é por isso mesmo que essa música está caracterizada como experiência transcedental/espiritual/religiosa (assim todo toda a minha relação com essa banda, eu to lá de boa e de repente INSTRUMENTOS MUSICAIS CONVERSANDO COM A MINHA ALMA. horrível ser fã de grupos que acabaram antes de você nascer)

Experiência de paz: Marooned, Pink Floyd, 1994

David Gilmour e acompanhamento de piano, hehehehehehheeeeeeeeeeeeeeeeee I rest my case.

Parceiro não-romântico ideal: Foreplay/Long Time, Boston, 1976

Divertido, interessante, progressivo mas principalmente consistente.

Figura materna: Free Bird, Lynyrd Skynyrd, 1973

Incansável, lendária e upbeat. Essa música é mais poderosa do que boazinha, e por isso é uma boa aproximação da minha mãe.

Figura paterna: Hotel California, Eagles, 1976



Esse solo me emociona e faz eu me sentir, de alguma forma (é um teste projetivo, não perguntem), segura. 

Longing: Crush, Dave Matthews e Tim Reynolds ao vivo, 2009

Esse solo nessa versão específica dessa música nunca falha em mexer comigo, porque ele é tão intenso e progride de uma forma tão bonita. Talvez essa versão de Crush seja equivalente ao querer insistente que sempre volta pra sua vida ao pensar naquela paquera encantadora que você nunca consegue superar (e como eu estou fazendo escolhas monogâmicas nesse teste, não poderia me casar com ele pois Dazed and Confused, etc.)

Menções honrosas que eu não classifiquei, mas ainda assim acho dignas de aparecer aqui:

Comfortably Numb, Pink Floyd, 1979

DAVID GILMOOOOOOOOOOOOURRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!!! Se não fosse Achilles Last Stand, a minha experiência transcedental seria esse aqui.

Bohemian Rhapsody, Queen, 1975

Fun fact sobre mim: tenho uma foto do meu casamento com uma das minhas melhores amigas na qual ambas estamos tocando air guitar em full mode Brian May e esse deve ser um dos melhores retratos que terei na vida.

Sugestões pra essa lista são sempre bem vindas. Bjo bjo até mais!! <3


3 comments:

  1. Amigaaaa
    Quero comentar ponto a ponto, mas por enquanto só digo que AMEI.

    ReplyDelete
  2. Meu noivo tem um solo de "guitarra" como toque de celular, mas é de um jogo.
    O ex que chamava um solo do Led de "guitarra irônica", mas apaguei a música da minha vida porque ex, né :P
    E, sinceramente, brindemos o rock por tantas composições memoráveis. Que venham mais bandas BOAS nesse pasto de autotune e IA.

    ReplyDelete
  3. É aquela história, solos de guitarra me conquistam SIM. Não tenho nem vergonha de admitir. Talvez minha vocação perdida era ser groupie nos anos 1980, nunca saberemos. Mas vamos aos comentários ponto a pontos pois eu tardo, mas não falho.

    Dire Straits é música do meu pai, então sempre vou associar a ele, então é meio 'guitarra de pai', kkk. Ah, apesar de que Eagles também entra nesse tópico. E até o Pink Floyd, se pensar direito, pois são todos álbuns que eu ouvia quando era criança por conta do meu pai. Nunca tive chance a não ser 'a solidão me fez roqueira'.

    Eu gosto muito da guitarrinha de 'Comfortably Numb' do Pink Floyd também, acho chique e elegante (na medida que uma guitarrinha pode ser chique e elegante. Agora, 'Bohemian Rhapsody' e 'Free Bird', rainha faraônicas dos solos de guitarra, imbatíveis.

    E como preciso puxar sardinha pro pratinho do Eddie Vedder (não que seja ele a executar o solo, no caso), 'Black' tem alguns solos maravilhosos que são diferentes dependendo da apresentação ao vivo que se vê (ou escuta)! Além de ser minha música favorita, é a coisa mais linda desse mundo. Procure pela versão do 'Live on Two Legs', eu acho dramático como deve ser. Mas tem 'Alive' também, né, e 'Immortality'. Mas vou parar aqui, kkk

    Obrigada pelo melhor post a ser dedicado a alguém! ♥

    ReplyDelete