Tuesday 16 January 2024

Videogracinhas

Faz muito, muito tempo que eu falo pra mim mesma que vou produzir algum tipo de conteúdo em vídeo, mas - adivinha só - nunca faço nada.
Obviamente, quando eu falo de conteúdo - é possível que vocês já me conheçam a esse ponto - não estou falando de reproduzir trend do tiktik, alimentar a internet com bait ou gravar nada conversando com a câmera. Minhas ideias sempre giram em torno de registros do cotidiano editados de forma mais ou menos poética, variando desde monthly vlogs compilando as cenas do período até montagens mais ~cinemáticas com algum tipo de roteiro em mente. Nessa última categoria, considero os videos da lifeofriza um dos maiores expoentes atuais - eles são breves, simples e lindos, a ponto de ela parecer uma protagonista de filme. Muita gente fez e faz daily vlogs ainda, graças a Deus, e eu sempre gostei muito da proposta do document your life.

Os poucos vídeos que eu efetivamente editei e pus no mundo (em modo não listado no Youtube) estão em três categorias: os primeiros eram stop-motions de todas as fotos que eu tirava a cada mês em 2013 (ano que fiz um projeto 365 dias de fotografia); depois fiz dois vlogs de viagem; e por fim em 2018 tentei fazer um veda (que me rendeu doze vídeos). São experimentos que eu gosto de rever, eles me trazem uma nostalgia gostosa das músicas que eu ouvia, os lugares que eu passava, a decoração antiga do meu quarto.
Mas eles também são muito ruins, hehe.

Tanta gente filma coisa e lança na internet que isso me dá a impressão de que é fácil fazer a mesma coisa, mas não é. Quando eu revejo as coisas que eu fiz, percebo que tenho muita dificuldade em encaixar o movimento num enquadramento (seja em pensar numa transição de cena que funcione, ou de pensar em diferentes planos), de editar (tenho dó de cortar as coisas, depois o vídeo fica longuíssimo e tedioso), de selecionar uma boa trilha sonora e fazer os takes conversarem com ela (eu realmente considero a música um negócio game-changer), de pensar com imagens em um tipo de roteiro (visualizando como eu quero que as coisas fiquem no final). Não é tão difícil visualizar uma foto na minha cabeça, mas uma foto é um frame congelado e um vídeo é infinitas vezes mais complexo, pensando assim.
Às vezes acho que eu tenho dificuldade até mesmo de filmar - eu esqueço, mexo demais a câmera, faço vídeos curtos demais, e mesmo quando tenho a intenção de fazer algo acabo desistindo.

A Lana comentou esses dias em um post sobre o desejo de fazer mais vídeos para registrar a vida, e a Bru tem vários vídeos do document your life também, que eu adorei ver. Também volta e meia eu volto pra ver os vídeos da Ba, minha primeira referência nesses videos hehehe. Enquanto eu não aprendo as skills pra fazer bons registros em vídeo (me ensinem, eu imploro), espero que esse post sirva pra congregar mais gente que gosta e se interessa por esse tipo de registro documental da vida :)

beijo beijo e até mais!!

18 comments:

  1. Fazer vídeo é tão trabalhoso que geralmente tem uma equipe inteira envolvida, mas acredito que você consegue fazer o que deseja! Eu tenho bastante vontade de fazer algo meio document your life também, mas minha rotina é tão claramente depressiva que não tá tendo como fluir, ao menos não no momento.

    Espero que você consiga fazer o que deseja. Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim!!!!! São muitas funções nesse universo desconhecido pra mim, hehe. O document your life é um projeto muito massa ❤️ obrigada pela sua visita, Maria!! ❤️

      Delete
  2. Olha, um vídeo/filme tem uma equipe enorme por trás, então se dê um desconto por não ser profissional e ser uma só.
    Ver outros vídeos é ótimo pra te dar ideias, mas você vai aprender mesmo é fazendo, botando a mão na massa (ou na câmera hehe). Comece nem que seja aos poucos, o movimento de começar já vai desbloquear novas skills.
    Espero que consiga fazer e volte aqui pra nos mostrar! :)
    https://varokina.blogspot.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Siiiiiiiim!!!!! Eu não sou a pessoa mais cinéfila do mundo e tenho muito pouca prática kkkkkkk mas ficaria satisfeita se produzisse algo, ainda que tosco, só pra ver se tive algum progresso depois (e quem sabe, mostrar aqui hahahahahah)

      Delete
  3. Eu sou fascinada por registrar a minha vida! Só não compartilho tanto quanto eu registro. Inclusive admiro muito quem conseguiu terminar o projeto 365, porque eu sou relapsa e dificilmente conseguiria! Mas o que eu registro (e compartilho) muito são as minhas viagens, minha meta é viajar e conhecer pelo menos dois países diferentes por ano, então eu guardo cada lembrancinha registrada nos destaques dos meus stories no Instagram. Também não tenho habilidade nenhuma pra editar vídeos, aí deixo o tiktok editar pra mim e sincronizar com a música automaticamente. O importante é me lembrar!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nessa ida pro Japão minha meu marido foi o blogueiro e fez vários stories legais, fiquei orgulhosissima, enquanto eu fiz vários nadas Kkkkkkkkk em geral eu detesto redes sociais, mas particularmente em viagens elas são MUITO úteis pra gente registrar as mínimas descobertas desses rolês. É bom DEMAIS registrar as coisas e rever!! :')

      Delete
  4. Morro de inveja de quem consegue gravar esses videozinhos e compilar tudo num videozão com vários recortes do cotidiano de forma bonitinha. Cliquei em cada um dos links e morri de inveja de todos.
    Sempre fui mais de fotos também, aliás amo. Mas de vez em quando bate essa vontadinha. Tenho postado no instagram resuminhos de dez post de todos os meus meses e a maioria são fotos mas quando tem um videozinho gosto tanto de revisitar o momento.
    Sei que tem uma trend (?) de gravar um segundo por dia do mês e depois juntar tudo. É bem pouco elaborado mas eu queria fazer algo do tipo, só que um pouco mais de segundos e nem todos os dias do mês, pra não ficar essa coisa engessada rs. Sempre vou ser mais de fotos, é meu chão e minha paixão, mas também quero tentar uns videozinhos bem dos vagabindes por aí, só pra dar uma aquecidinha no meu coração estático. ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. O legal do vídeo é que ele evoca memórias diferentes :') ver as pessoas se mexendo, o som das vozes,é muito legal. Esse do um segundo por dia eu tbm já vi algumas pessoas fazendo, sei que tem até um app que ajuda nisso!! Mas eu acho meu cotidiano muito besta e não queria me comprometer com isso todo santo dia kakakakkakak. Por favor, faça vídeos, vamos agitar esse setor criativo hehehehe

      Delete
  5. Eu me aventurei fazendo vlogs de uma viagem que fiz com meus pais em 2013, 2014. Pensa na pessoa editando vídeos, colocando fotos, transições e legendas no Windows Movie Maker hahahaha Eu também fiz video clips de retrospectivas anuais para celebrar as amizades com os intercambistas japoneses de cada ano (até os brasileiros começarem a fazer competição, rusga e fofoca). FOGE do Windows Movie Maker, viu?
    Mas a ideia de documentar a vida com pequenos drops reflexivos é interessante. Talvez pela qualidade dos vídeos a edição seja muito mais trabalhosa do que esquematizar e organizar a gravação em si.
    Eu gosto muito do canal da Sissel, uma dinamarquesa que mora na Coreia e cujos vídeos falam um pouco da vida dela, do que ela pensa, do que ela deseja, etc. Sem falar que ela vai em cada cafeteria legal!
    Mas eu acho que, se existe uma mensagem importante a ser transmitida nesses vídeos, vale a pena. Poque tem muita vida documentada em vídeos enfadonhos que parece que só têm por finalidade mostrar uns cacarecos caros, o quarto, a cama e como utilizar uma panela de cerâmica verde-pastel pra fazer miojo.

    ReplyDelete
  6. Tô vendo que agora a senhora tem um status.cafe tbm, adorei, já fui dar uma olhada no teu manifesto (´▽`ʃ♡ƪ)

    Pro mês de dezembro eu consegui juntar alguns takes que lembrei de filmar ao longo dos dias e pra janeiro eu consegui gravar um material de uma viagem rápida que fiz, o que eu tenho a contribuir é que você preste atenção nos segundos da sua gravação (menos de 10 segundos é muito curto) e que busque filmar dois angulos de uma mesma cena/ objeto (cena aberta e outra mais fechada, por exemplo), pra ter opções na hora de editar. Eu vou ver se consigo postar no blog o video que fiz pra dezembro e postei só no meu instagram.

    Pros meus vídeos eu não to pensando em nenhum tema nem enquadramente específico, eu gravo coisas que eu acho bonita ou seja bacana de registrar, sem pensar muito no enquadramento k, depois eu só junto tudo mesmo. Talvez a medida que eu for fazendo, eu vá pegando o jeito. Fim da minha contribuição. Espero que vc consiga fazer uns vídeos pra gente ver.

    Alias, eu edito no inshot ou no capcut, não conheço outros editores k.

    ReplyDelete
  7. que hooooonra ser referência de videozinhos ♥ fico muuuito feliz!

    sinto muita falta de fazer os vídeos para o yt mas depois que sarinha nasceu ficou complicado ter tempo disponível na frente do computador. por conta disso comecei a me aventurar no insta mesmo :) quem sabe um dia consiga manter os dois HAHAHAHA

    beeeem recentemente descobri que no app capcut tem vários modelos prontos que tu só sobre os vídeos e ele meio que encaixa no modelo com musiquinha, filtro bacanudo e tudo. tem sido uma maravilha pra otimizar o tempo e não derreter o cérebro tentando bolar algo novo :D

    ReplyDelete
  8. Eita nóis, amiga. Eita nóis.

    ReplyDelete
  9. eu amoooo essa ideia de documentar a vida em vídeo e me arrependo muito de não ter feito nada ainda! já quis (e ainda quero muito) mas nunca sei por onde começar. acho que a melhor opção é simplesmente fazer!

    quem sabe esse ano sai do papel mesmo?

    ReplyDelete
  10. Te entendo demais! Morro de vontade e sempre fico babando nesses vlogs mais tranquilos, com imagens que parecem simples e cotidianas. Mas é muito difícil gravar. Assim como você disse, ou eu gravo takes muito tediosos ou rápidos demais (e ainda acabo produzindo os meio tremidos). A edição é outro pesadelo. Admiro muito quem consegue fazer esse tipo de vídeo e super te incentivo a tentar. Será que tem algum curso no Domestika que ensine a fazer isso? Estou viciada em comprar cursos por lá (e não fazer nenhum porque sou patética)

    ReplyDelete
  11. A tecnologia ajuda muito em eternizar esses momentos. Mas a nossa memória também pode guardar as mais belas e incríveis lembranças.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ReplyDelete
  12. Emi, eu me identifiquei MUITO com tudo o que você escreveu.

    Eu também gosto dos vídeos da Riza. Os vídeos dela inspiram, mas também acho que, pelo menos onde vivo, não é possível filmar como ela filma. Tipo, na rua, em lugares públicos, deixando a câmera sem ninguém por perto.

    Acho que é tudo muito relativo. Talvez eu esteja usando isso como desculpa, enfim... talvez esse seja o meu problema :/

    ReplyDelete
    Replies
    1. nossa, Claudia, SIM. eu penso as mesmas coisas, mas acho que nao é desculpa - se é estamos vendo da mesma perspectiva. aqui as coisas sao mais caras e dificeis de comprar, e infelizmente temos menos seguranca publica. uma tristeza :( que legal que voce tambem conhece o canal dela!!

      Delete
  13. Eu já estava gostando do post desde o começo, e aí no final foi uma surpresa muito boa ver vc falando dos meus vídeos do document your life por aqui rs, fiquei MUITO feliz! ♥ (1 mês atrasada pra ver o post né, mas ainda bem que eu vi!)

    Eu amadureci a ideia do document your life por uns 8 anos até finalmente colocar em prática, então entendo todas as suas questões. O que me ajudou muito foi começar a treinar o olhar mesmo sem gravar nada. Ajuda bastante a enxergar beleza na vida simples e cotidiana sabe? Lembro de uma vez que eu fui pra casa da minha irmã, gravei algumas cenas por lá e fiz o vídeo. Depois que minha irmã assistiu ela disse "Nossa que cena linda, onde foi isso?" e foi literalmente gravado no quintal da casa dela kkkk, diz ela que parecia que eu tinha vivido uma grande aventura mas era "só" o quintal dela. Acho que é muito sobre como a gente enxerga as coisas sabe? Até mais do que os aspectos técnicos dos vídeos mesmo.

    Eu queria muito começar a brincar com movimento, com enquadramento, aprender mais sobre edição. Mas a princípio tô usando meus takes estáticos mesmo rs.

    Acho que nem preciso dizer que incentivo MUITO vc começar a fazer uns vídeos assim, vou acompanhar com certeza!

    Beijo ♥

    https://meumuseuparticular.blogspot.com/

    ReplyDelete