Saturday 6 January 2024

6 on 6: Japão e o curso de fotografia do Dan Rubin

Na segunda parte da minha jornada até Tóquio, assisti um curso de fotografia para viagens que tinha disponível no serviço de entretenimento de bordo - talvez uma das coisas mais úteis já colocadas num serviço de entretenimento de bordo. O autor (que até então eu não conhecia) falou um pouco sobre as próprias viagens e sugeriu que os alunos procurassem cinco tipos de cliques na viagem: uma visão de cima (bird's eye), expressões da vida local (signs of life), perspectivas fora da rota turística (off the beaten path), movimento em linhas convergentes (middle of the road) e um olhar diferente pra algum ponto turístico obrigatório (postcard).

Achei as lições muito interessantes e do jeito que eu gosto: orientações práticas, com exemplos e espaço pra pensar como eu poderia fazer algo parecido. A coisa que esse curso mais me fez pensar foi no "elemento humano" dentro da fotografia: normalmente eu sempre queria tirar uma foto bem enquadrada e  frontal do ponto turístico famoso, mas que quando eu chegava em casa não me dizia muita coisa e me dava a sensação de que tinha fotos muito melhores na Wikipédia. É muito difícil tirar fotos sem pessoas ao fundo quando você está num monte de rolê de turista, e essa viagem foi a primeira na qual eu tentei abraçar o vuco vuco de gente na frente como parte da paisagem que eu estava observando. 

signs of life: passei vinte minutos tirando foto dessa árvore impossivelmente vermelha, e numa delas peguei essa transeunte no fundo. não sei se gostei muito dela, mas acho que ficou mais interessante que se ela não estivesse ali (eu achei MUITO dificil sair clicando pessoas aleatórias como parte da composição. e se elas não gostarem???? como fazer pra ser stealth? Meu Deus, fotografar não é assim tão fácil como parece)


postcard: dessa aqui eu gostei bastante: é o templo dourado (kinkaku-ji) refletido no lago e essa carpa quase enquadrada no meio dele. também tirei fotos do templo dourado, mas tem algumas melhores no google kkkkkk

postcard número dois: rainbow bridge adornada pelos fogos em odaiba. achei que as fotos iam ficar horrorosas porque eu estava sem tripé e sentada num lugar aleatório, mas acabei gostando bastante (: como tirei essas fotos no dia antes de ir embora, elas me deixam nostálgica.

off the beaten path: eu não saí me aventurando muito com a câmera na mão, e essa foto não foi tão fora da rota, mas no meu caminho pra ver a torre de tóquio entrei nesse santuáriozinho de estátuas que tinham a intenção de evocar proteção pras crianças. passei por várias e desse ponto em diante não podia avançar, e ainda tinham muitas, muitas - isso me impressionou.

bird's eye: eu também não tirei muitas fotos de cima, mas essa foi do observatório do prédio do governo metropolitano de tóquio. haja prédio e haja gente nessa cidade

middle of the road: achei que essa ia ser a categoria deixada de lado (invejo muito quem consegue tirar fotos do meio da estrada, eu morro de medo de ser atropelada, me perder no timing e o sinal abrir, etc), mas passando por bequinhos e ruazinhas no japão, eu tive algumas oportunidades. essa aqui, que enquadrei esse transeunte de costas bem no meio do caminho pro templo senso-ji ficou, modéstia à parte, super legal)

E esse foi o Japão drops do dia!!

Pra ver as primeiras fotos do ano, o 6 on 6 continua: Amanda (Cardamomo) - Arantxa (Arantchans) - Liz (Liz Sales) - Nat (Nasetet) - Vanessa (Tristezinhas Cotidianas) <3

 bjo bjo e até mais!

6 comments:

  1. Nossa amei as fotos!! Todas ficaram lindas!
    Eu achei bem interessante esse exercício, traz um novo olhar da fotografia pra gente. Qualquer dia vou fazer esse exercício.
    Essa do peixe no lago ficou muito boa, pelo menos me parece que você ficou bastante tempo pra fazer essa foto rsrs

    ReplyDelete
  2. Um dos meus maiores sonhos é aprender japonês e ir para o Japão. Que legal que você tá aí ^^ (ou lá, rsrs)
    Achei todas as fotos belíssimas, me pareceu fotos profissionais que se encontra em revistas de turismo, juro, muito lindas!
    E o curso pareceu bem legal mesmo.
    ;)

    ReplyDelete
  3. aaaamei os cliques e as cores meudeus ♥ dá muita vontade de voltar a fotografar com a minha câmera (esquecida coitada).

    acho que ter orientação prática assim ajuda na experiência né? vejo por mim que muitas vezes desisto de algumas ideias, mesmo que com o celular, por tentar tirar informação do c* HAHAHAH em vez de pesquisar mais a respeito resultado que pretendo ter

    ReplyDelete
  4. Eu pulei o meu primeiro 6 on 6 porque tirei ZERO foto boa, hahaha Mas olha, que cursinho-relâmpago inspirador. As fotos ficaram PERFEITAS! Adorei todas as composições, principalmente a do santuário e a do Senso-ji! Que saudade do Japão.

    ReplyDelete
  5. Cara, a segunda foto mexeu com meu cérebro. Eu amei as cores das fotos e o aspecto meio nostalgico que eu não sei como chamar, se é o contraste baixo ou o que, não sei dos termos. Foi uma viagem bem produtiva. Adorei tua perspectiva dos prompts.

    ReplyDelete
  6. Salvei os 5 tipos de cliques no meu bloco de notas, muito interessante mesmo!

    E todas as fotos ficaram lindas! A segunda tá maravilhosa, e a minha preferida é definitivamente a última (Eu tbm tenho dificuldade de tirar fotos assim, acho que vou fazer esse exercício também).

    Adorei o post, beijo ♥

    https://meumuseuparticular.blogspot.com/

    ReplyDelete