Monday 1 May 2023

Graphic design is my passion

Já faz um tempo que eu paro e fico pensando em cursar design gráfico ou artes visuais. De um lado, a vontade de aprender os paranauê desse universo visual a fundo, de outro, a falta de dinheiro e/ou tempo de prestar um vestibular público e fazer uma faculdade pública de novo, comparecer às aulas, a dinâmica de amizades, trabalhos e fechamento de semestre. De um lado, tenho a eu adolescente que gostava apenas de duas coisas: escrever fanfics e jogar na internet, e era deslumbrada com aprender a fazer gifs, a desenhar, a criar layouts, editar imagens, colecionar fontes bonitas e fazer blends de artistas com efeito topaz. Do outro, a adulta que me tornei, porque nessa época de escolha de vestibular aí um mix de coisas me fez ir estudar humanas.
ERROS. GRANDES ERROS.
Eu sempre gostei de ler, e sempre li rápido, mas nunca tive interesse em Grandes Ideias e Filosofias da Humanidade - tudo tão abstrato, confuso, um monte de conceitos que eu não sei de onde vem ou se vão servir pra alguma coisa ou passar por alguma revisão ou crítica e terminar como uma nota de rodapé. Tudo o que eu tenho hoje, desenvolvi pra sobreviver na faculdade. Mas trocaria tudo num feirão de conhecimentos pra aprender, sei lá, tipografia.
Encadernação manual.
Técnicas de estamparia.
Aquarela.
Ponto cruz. Lettering. Anatomia do desenho. Pintura em diferentes materiais. Escultura em papel machê. Calibração de cor. Desenho em vetor. Modelagem 3D, uma habilidade que me foi introduzida pelo joguinho The Sims. Caligrafia. Bordado livre. Fotografia. Edição de vídeos. Customização de Blythe.
Eu gosto muito de fazer coisas com minhas mãos, e gosto muito de coisas bonitas. E aí tento dar uma ajeitadinha no leme da minha vida profissional tentando misturar as humanas com teóricos que foram atrás de estudar estética e arte, mas aí me deparo com gente citando Walter Benjamin e Baudrillard e eu só consigo me sentir o Homer com o macaco batendo prato dentro da cabeça, meu deus, o caralho do pós estruturalismoooooooOOOOOOOO!o1o1o\1O!O!O1

Queria literalmente largar tudo e vender minha arte. Mas qual arte? Não tenho. Vejam, eu disse que gosto muito de fazer coisas com as mãos, não que eu sou excepcionalmente boa em nenhuma delas. A única coisa que eu tenho pra colocar num portfolio online são uma meia dúzia de trabalhos que fiz pros outros, do tipo cartão de Natal da firma, na melhor vibe graphic design is my passion.
Por favor, tenham pena de mim e me indiquem materiais pra estudar arte e design sozinha. Retribuo com material de psicanálise ou fontes pirateadas do meu HD externo.

4 comments:

  1. amiga, eu estou nessa exata empreitada (mas junto com o fator do desespero por um trabalho remoto) eu tb ando catando cursos por yt e coursera (fora o curso técnico de ux que minha mãe me patrocinou de bom coração e dó), no momento eu to lutando contra a vergonha de mostrar meu trabalho, pq segundo a orientadora de carreira a gente precisa mostrar um portifólio - nem que os "trabalhos" expostos sejam "fakes"...

    ReplyDelete
    Replies
    1. bora botar essas artes na rua mulheeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrr!!!!!!!! monte um portfolio pra gente jogar confete, nessa hora vale até criar perfil fake pra curtir hahaahhahahaha. nao fique com vergonha pq eu tenho certeza que deve estar tudo ótimo, o seu layout do blog está uma graça, amostre seus trabalhos!!!

      Delete
  2. tenho uma amiga que também não manja dos desenhos, mas adora webtoon e sofre porque também queria botar uma no mundo - e seria mesmo o auge, eu já nem concebo criar uma história assim em todos os aspectos ç.ç ALGUEM PAGUE A GENTE PRA APRIMORAR NOSSOS TALENTOS ARTISTICOS?????

    Papel Tomoe River é a iguaria rara e cara que espero ter nas mãos um dia antes de morrer, nunca vi nem comi, hahahahaha. E eu já comprei alguns cursos na domestika e comecei! aí vc ja ve que eu nao sou a mais disciplinada das pessoas, pq acho que só terminei um risos
    :* :*

    ReplyDelete
  3. estilo: artes feia sem técnica kkkkkkkkkk mas faz muito sentido, Piu, pq tenho seguido uns dois ou três perfis que só postam seus sketchbooks de forma casual e eu aprecio muito!!!
    se voce tiver os links organizados facil, me mande sim!! eu tenho conta no coursera mas faz tempo que nao entro la, lembro que comecei um curso muito massa de fotografia (nao sei se foi lá ou no khan academy), só que eu tbm nao terminei...................................................................................... obrigada procrastinacao por adicionar mais esse obstaculo no caminho rs

    ReplyDelete