Monday 1 April 2024

O que tem de tão ruim na internet?

Eu gosto do Twitter. É uma rede onde fiz muitos amigos, e possivelmente todas as pessoas de quem me aproximei na internet nos últimos anos foi pelo Twitter (exceção notável aos queridos que surgiram aqui para ler este blog). Mas essa porra de rede se tornou INSALUBRE após a compra pelo ceo dos foguetes lá. Já estava - eu só sobrevivia nela a base de block e silenciamento de palavras diversas desde 2018, mas piorou muito, o que foi surpreendente.
Aquele site é um hospício.

Me apetece MUITO a ideia de jogar meus pensamentos aleatoriamente em um site, e eu acho ainda mais interessante que eu consegui me conectar com pessoas por lá. O conceito do Twitter é perfeito, e acho que experimentei muito disso no começo da rede (eu usei em 2008-2010, e depois voltei em 2012): humor nonsense idiota, pessoas interagindo aleatoriamente, muitos famosos dando takes casuais como se fossem mortais como nós (parece que foi ontem que o William Bonner tava lá tuitando). Mas hoje, no meio dos anos 2020, essa internet moleque raiz com a qual eu cresci não existe mais.
Acho que com o tempo isso aqui virou um ambiente de negócios e lucro. Ao invés de compartilhar experiências genuínas, os influencers se tornaram garotos propaganda de toda a sorte de produtos e serviços. Parece que ao invés de produzir conteúdo de qualidade, o que passou a ter valor foi ter alcance e muitos seguidores. O que faz um certo sentido, porque se todo mundo está na internet, quem fala mais alto consegue influenciar mais gente. O problema é que eu não quero ser bombardeada por propaganda o tempo todo. Eu quero gastar meu tempo aqui encontrando as tais experiências genuínas, pessoas falando sobre coisas que provaram e o que acharam de verdade, sem manchetes clickbait ou uma construção de conteúdo que segue uma fórmula pré aprovada por um algoritmo. Ver fotos que alguém tirou porque gostou do que viu, não porque estava seguindo uma moda ou querendo provar algo. Eu não quero saber de trend. É pedir demais???????

Acho que o Twitter (e boa parte das redes sociais, se vocês forem ler os comentários) viraram um hospício por causa disso: as pessoas não estão mais falando de um jeito normal, e sim numa gramática pra disputar atenção a qualquer custo. As manchetes são absurdas e querem me capturar no golpe mais baixo possível, apelando pra emoções primitivas. Eu estou cansada de me preocupar com a estética de qualquer coisa que eu posto e que nunca parece atingir a linguagem visual de quem tem algum treinamento no assunto e hita na internet. Também estou cansada de ter minha atenção e emoções desviadas pra coisas que em 90% do tempo não agregam 01 unidade de coisa na minha vida, quando não me deixam pior (irritada, triste, mal humorada, desesperançosa). Eu não quero saber que o Davi do BBB está sendo perseguido, que a Beyoncé é corna, que Taylor Swift fez sei lá o que com sei lá quem. Sinto que essas coisas mexem com as minhas emoções mas me distraem de fazer o que eu realmente queria, que era aprender arte, ler livros, ouvir músicas, ver filmes e trocar figurinhas com pessoas legais sobre o que estamos vivendo.
E é tão fácil me distrair disso. Já passei tantas horas vendo vídeos satisfatórios de cozinha no Buzzfeed Tasty ou vídeos de slime e gente cortando sabonete, coisas que não agregam em NADA meus pensamentos mas me proporcionam aquela satisfaçãozinha gostosa de ver as coisas magicamente indo parar em seus lugares. É a mesma coisa que me impulsiona pro vício dos joguinhos mobile.
Acho que eu conheci a internet quando ela era uma grande praça, uma feira livre onde rolava escambo, e hoje ela é um shopping cheio de lojas querendo que eu entre a qualquer custo pra dar uma olhadinha em uma seleção de coisas misteriosas que em geral custam mais do que o valor que entregam. E eu ainda estou tentando entender por que tudo é tão artificial e desagradável às vezes.

(Tenho mais um post planejado sobre isso, bear with me. Beijo beijo e até ♥️)

4 comments:

  1. Ai Emi, disse tudo. Eu também adorava o Twitter porque era genuíno, sabe? Era muito mais leve, não tinha zilhões de propagandas. Piorou muito mesmo quando virou X. Infelizmente o que vc falou é super verdade, antes era uma praça e agora virou um shopping em dia de feriado chuvoso. Uma pena.
    O blog ainda é um dos poucos espaços que a gente não vê muito isso.
    https://ste-llar.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Eu fico triste quando penso na bagunça que o Twitter se tornou. Pra começar, o CEO dos foguetes mudou até o nome do site: detesto o ícone do aplicativo com aquele X estúpido. Depois, quando eu entro lá, eu mal vejo os posts das pessoas que eu sigo de tanto anúncio e sugestões. Eu sinto falta do Twitter de 2009, aquele Twitter bobinho e com a timeline em ordem cronológica, onde as pessoas que eu seguia falavam do dia a dia e coisas que gostavam. Vamos combinar de todo mundo migrar pro Bluesky e aproveitar enquanto lá é mato? A gente sempre precisa aproveitar o começo de uma rede social, porque depois que ela se populariza e se atualiza vira uma bagunça. Por coisas mais simples, pls! (É por essas e outras que você já sabe que eu amo o Listography.)

    ReplyDelete
  3. O Twitter para mim perdeu a graça há muito tempo. Antigamente era viciado na rede social, hoje em dia nem tanto.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ReplyDelete
  4. Insalubre DEFINE o twitter pós Elon. Eu sempre achei a demografia do site meio tóxica, mas ficava pelos memes, discussão social e pelos amigos que fiz lá; mas a quantidade de propaganda, bots e bait barato pra gerar engajamento (e fazer dinheiro) meio que mataram o site pra mim. Só uso pra postar e ver notícias de quem sigo: fiz uma lista só com meus mutuals, rolo 5 minutos nela e saio. Terrível.

    ReplyDelete