Friday 10 June 2022

Linha editorial: não temos

Updates: Natália levou a sério a recuperação blogueira e criou um cantinho do reforço. Caso você queira entrar nessa turma, grite aqui.

E aí, nessa trigésima quinta onda de revival blogueiro em que embarco, fiquei pensando em quais os motivos para eu ter tanta dificuldade de por em prática uma coisa que não apenas eu quero fazer, mas já fiz por anos com muita tranquilidade. Me dei conta de que, nos últimos tempos, eu praticamente escrevia só sobre as coisas que sentia, as coisas que aconteciam dentro da minha cabeça. Embora fazer isso me seja muito confortável, não acho que tenha mais espaço nessa internet que a qualquer instante está armada até os dentes pra cancelar as pessoas e printar alguma bobagem que você falou com a sua foto ao fundo. Em última instância, acho que foi essa consciência desagradável da autoexposição excessiva que fez com que eu tivesse que criar um blog novo.

A outra opção é falar sobre as coisas que eu faço. Mas acho que isso era muito mais fácil e mais comum quando eu era adolescente. Quando tinha mais tempo pra encontrar meus amigos à noite e fazer alguma coisa que pra nós era inacreditavelmente engraçada, ir em excursões com a escola, campeonatos esportivos, encontrar a paquerinha na sorveteria. Na condição de adulta, 90% das minhas atividades não são dignas de nota: eu trabalho (e não vou falar aqui sobre meu trabalho, porque não sou maluca de falar mal do lugar de onde tiro meu ganha-pão em 2022 na internet), leio coisas pro trabalho, e visito meus familiares no final de semana (que também não quero expor aqui pra sabe-se-lá quem está acessando a world wide web). Como todos os outros adultos que se prezem, acumulo livros na estante, projetos mal começados e… preguiça.

Às vezes minha vida faz alguns desvios mais interessantes da rota casa-trabalho-casa-final de semana com os parentes. Às vezes planejo viagens. Atualmente me interesso por fotografia, aquarela, journaling e caligrafia. De vez em quando também me interesso por moda, bordado, encadernação e, sei lá, produção audiovisual. Me casei recentemente e talvez construa uma casa, o que pode interessar a alguém aqui. Opino de maneira extremamente casual nos livros e filmes que li. 
Embora eu não viva uma vida deveras interessante (e por que você está escrevendo esse blog, minha filha? Pois é), também não quero gastar minha energia publicando uma versão fantasiosa dela. Acho que esse conceito de "criar conteúdo" é uma bobagem. Este website não tem nenhum valor comercial e eu só estou aqui pra me desestressar um pouco e fazer amigos na internet em um espaço social que não seja tóxico e tomado por anúncios. 

Dito isso, o que é que vocês estão fazendo das suas vidas além do ciclo interminável casa trabalho casa trabalho casa? Alguém quer saber de qualquer uma das coisas que andei fazendo? Vamos conversar sobre a vida sem alimentar nenhum algoritmo. ♡

3 comments:

  1. "na condição de adulta, 90% das minhas atividades não são dignas de nota" me identifiquei tanto que nem sei, HAHAHA. acho que os blogs pessoais em um geral, ajudam a gente a olhar pra nossa própria vida de uma forma mais ~romântica. voltei a escrever no kaf e nunca me senti tão inspirada. ando me perguntando de onde tem saído tanta coisa, porque enquanto eu estava só no instagram me sentia uma porta oca (mesmo criando algumas coisas com alguma eventual frequência). e no final o maravilhoso mesmo é que aqui a gente não precisa ter linha editorial nenhuma e pode fazer posts aleatórios sobre qualquer coisa que der na telha e depois talvez nunca mais tocar naquele assunto HAHAHA

    ReplyDelete
  2. Eu poderia tatuar "Como todos os outros adultos que se prezem, acumulo livros na estante, projetos mal começados e… preguiça." na testa. Tenho vontade de fazer várias coisas (dentro e fora da internet), mas no fim de semana a preguiça vence e eu só quero deitar e não pensar em nada. E é muito merda ouvir todo mundo ~produzindo conteúdo~ sobre vidas perfeitas e rotinas perfeitas e produtividade quando eu mal tenho tempo de ouvir meus pensamentos. E tudo isso fica entalado na minha garganta, mas como você bem disse: isso aqui é a internet e estamos em 2022, tem um bilhão de pessoas que nem te conhecem, mas que estão prontas para pegar uma reclamação genérica e aleatória e destruir sua vida.

    ReplyDelete
  3. Haha deu para perceber que pela suas postagens você é bem legal. Me põe no grupo também, tenho muito interesse... Em relação a vida de adulta, compartilhamos dos mesmos fatos, dos livros na estante então, mais ainda. Mas seguimos que vira e mexe tem coisas interessantes para desabafar por aqui...

    ReplyDelete