Thursday, 29 January 2026

Low buy 2026: 1/12

Se alguém tinha expectativas sobre mim, já venho avisar que falhei.

Fiquei até a metade do mês sem comprar coisas e acabei comprando coisas que não estavam na lista por dois motivos: o primeiro é que percebi que uso apps de compras como apps de redes sociais. Como eu ainda tinha três apps instalados pra monitorar compras que estavam chegando, acabei caindo na tentação (mas espero desinstalar assim que as outras compras chegarem, hueeeee).
O segundo é que minha relação com dinheiro atualmente está meio esquisita. Não vou elaborar, mas às vezes sinto que gastar faz mais sentido que poupar. Logo: compras online.

Comprei:

- Brocas pra furadeira (decidi que a categoria utilidades domésticas fica liberada até segunda ordem);
- Cabides de madeira;
- Potes herméticos de vidro (não sei se precisava deles, mas não foi a pior coisa que comprei);
- Cumbucas de plástico (as nossas estão horrorosas). 

- Creme de cabelo (o meu acabou); 
- Um hidratante e um óleo de banho que foi recomendação da dermatologista (achei o auge usar óleo de banho); 

- Livros infantis pra dar de presente de aniversário (foi difícil, mas resisti a comprar livros pro Bento);
- Um pijama pra minha mãe (Ela precisava? Não, mas ela gostou, e qual o ponto de dar presentes só por necessidade?);

- Apoiei o catarse da Ana Luiza Koehler esse mês, então são 1 de 6. Vem gente, vamos apoiar a diva (eu amo as artes dessa mulher)!!!!! 

- Três kits de presilhas de cabelo (que achei uma compra ok, mas foi na Shein...........................) 

minhas presilhas de cabelo novas. acho que o estoque está bem versátil e decente

Comprei e não podia:

- Duas bolsas;
- Mais roupa na Shein;
- Giz e um caderno de desenho pro Bento;
- Uma compra na categoria hobbies e coleções que nem quero mencionar.

(Eu pensei em não postar nada e fingir pra todo mundo que tinha mais autocontrole do que realmente tive, mas li o comentário da Shana dizendo que ia me julgar e me senti no dever de ser julgada kkkkkkkkk afinal, se compartilhei a ideia aqui é porque a ideia de prestar contas a alguém me ajuda a ter mais consciência desse hábito que não tem sido tão positivo. Aliás, a todo mundo que comentou no ultimo post: obrigada!!!! estou tentando retomar o ritmo de ler posts, comentar algo e responder as pessoas que passam por aqui, mas essa foi uma coisa que ainda não consegui fazer direito. A maternidade não me dá mais o luxo de ficar muito tempo sozinha pra conseguir ler tudo o que queria com atenção.................)

Sunday, 4 January 2026

Low Buy 2026

 Oi, gente!! Quanto tempo!!

Estava tentando fazer algumas metas pra não entrar em 2026 completamente perdida com o que quero pra minha vida, e decidi que parece um ano bom pra se fazer um low buy, que nada mais é do que um propósito de comprar menos coisa, como eu já tentei fazer em 2023 mas não tive tanto sucesso. Decidi compartilhar minhas regras aqui caso interesse a alguém, e quem sabe, usar esse blog como ferramenta de prestação de contas pra ter mais uma motivação e não falhar.

Regras:

Roupas e calçados: permitido, desde que para cada novo item eu me desfaça de um item antigo. Proibido comprar qualquer coisa da Shein.
Cuidados capilares: eu tenho três shampoos em rotação, um condicionador e um protetor térmico que só vou repor quando acabarem. Produtos novos "pra testar" estão proibidos.
Maquiagem:
Repor APENAS se algum dos meus produtos favoritos acabar. Preferencialmente, doar o que eu não uso. Proibido comprar coisa "pra testar".
Skincare: Comprar somente o que a dermatologista me recomendar. Proibido comprar qualquer coisa por influência de rede social.
Perfumes: Vou continuar assinando a Granado Box, mas absolutamente proibido comprar novos perfumes. A mesma coisa se aplica a hidratantes e sabonetes. 
Acessórios de beleza:
Esmaltes: 
Um a cada dois meses no máximo. Comprar sempre presencialmente, nunca online. Proibido qualquer outro item de nail care, só repor acetona e algodão caso acabem. 
Presentes: Pode.
Hobbies: Está liberado repor canetas específicas que eu já tenho caso acabem, máximo de 1 filme 35mm por semestre (que honestamente, duvido que eu vá usar), papel pra impressão e um hobonichi 2027 quando chegar a hora. Proibido: cadernos de qualquer tipo, canetas, adesivos e post-its, carimbos, tinta de qualquer tipo, giz, bolsinhas e estojos, cortadores e furadores.
Livros: máximo de 20 livros durante todo o ano, incluindo livros infantis. 
Decoração: Permitido comprar um item por trimestre (isso porque sinto que essa casa ainda não é minha e gostaria de deixar ela mais a minha cara, mas se eu não por regras vai virar zona).
Utensílios domésticos: Categoria meio confusa, porque muitas dessas coisas são itens de uso mais prático. Não decidi as regras
Se for viajar: Permitido comprar souvenires que eu já coleciono, como adesivos, postais, pins e canecas. Proibido fazer grandes compras. Se for viagem internacional, posso comprar um (somente um) caderno.
Posso fazer seis compras aleatórias pra apoiar algum projeto de algum artista independente que eu adore, mas só uma a cada bimestre.